domingo, 6 de dezembro de 2015

COMO ASSIM, DITADURA?



O termo DITADURA DO PROLETARIADO, cunhado por Joseph Weydemeyer e adotado por diversos autores, mormente por Karl Marx e Friedrich Engels, embora polêmico e contraditório ao primeiro contato, é facilmente compreensível. Em que pese a imagem que esta palavrinha assustadora – ditadura! – instantaneamente nos sugere, há que se debruçar com um tanto mais de apuro sobre o significado da tal DITADORA DO PROLETARIADO.

Aos desavisados – a grande maioria – a expressão representa uma grave mácula no ideário comunista. Lá pelas tantas, o neófito marxista depara-se com o termo DITADURA em meio ao jardim florido da utopia comunista e se assusta! – Como assim, DITADURA???, indaga-se com profundo desapontamento.

Para os sofistas, o termo DITADURA DO PROLETARIADO expressa o conceito que faz cair por terra a teoria comunista, e o guardam astuciosamente sob a manga para, no momento oportuno, lançá-lo ao debate para desqualificar os argumentos pró-socialistas: “o socialismo nunca será democrático, pois adota por preceito basilar uma DITADURA, a ditadura do proletariado.”

Pois bem, analisemos.

No sistema capitalista, prevalece o que chamamos de Ordem Burguesa, na qual a burguesia, valendo-se de seu poderio econômico, apropria-se do Estado e o faz motor de seus interesses, em evidente prejuízo ao trabalhador que, além de não possuir os bens de produção, não conta com sua tutela. Podemos, com um mínimo de boa vontade, chamar esse cenário de DITADURA BURGUESA ou DITADURA DO CAPITAL.

Em contraponto a isso, o socialismo, enquanto fase inferior do comunismo no processo de evolução social, defende a DITADURA DO PROLETARIADO, que nada mais é do que o trabalhador protagonizando a sua libertação através da apropriação do Estado pela via revolucionária, fazendo-o servir aos seus propósitos, que são a extinção total da burguesia e a promoção da igualdade social.

Pode-se comparar didaticamente a expressão DITADURA (poder) DO PROLETARIADO (povo) com o termo DEMOCRACIA, cuja origem etimológica provém do grego: dêmos (povo) e kratía (força, poder).

Portanto, o socialismo, assim como o comunismo, traz a democracia em seu gene, e em nada se assemelha ao despotismo das ditaduras por que passamos no século XX, inclusive aquelas ditas comunistas, que, em verdade, promoveram a sua mais perfeita e abjeta antítese.

Não nos confundamos mais.

Nenhum comentário: